4 dicas para você surpreender seus clientes

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4 dicas para você surpreender seus clientes

1- Superar as expectativas na qualidade do serviço entregue

Este não é o primeiro ponto à toa: um serviço muito bem feito é a base para fazer a alegria do cliente.

Por isso, além de dominar os fundamentos da sua profissão com primor, é essencial fazer estudos e treinamentos constantes para acompanhar inovações sobre a área. Claro, sempre tomando muito cuidado para não ir atrás de novas modas passageiras, com fracos alicerces.

2- Use seu conhecimento para esclarecer e não para se distanciar

Um costume que muitos clientes têm (e eu me enquadro nisso) é de palpitar sobre a área de expertise do profissional em questão.

Nessas situações, há duas opções:

Falar que o cliente está errado, murmurar algo e simplesmente ignorá-lo a partir daí, já que você é o especialista e provavelmente está certo; ou
Dar mais detalhes ao cliente, de forma paciente (quase como um professor) a fim de ajudá-lo a entender melhor o seu trabalho.
Utilizando a 2ª opção, você não só deixa o cliente mais feliz, como também se posiciona como referência no assunto, aumentando tanto o respeito perante seu trabalho, quanto as chances de fidelidade e recomendação.

3- Cumpra a agenda

Minha querida esposa tem um ditado: “o horário é sagrado”.

Essa frase é uma verdade absoluta para cada pessoa aproveitar seu tempo da melhor forma, mas principalmente para quando envolve outras pessoas e o tempo delas.

Isso porque ninguém tem o direito de desperdiçar o tempo de outra pessoa. É uma falta de respeito enorme, já que com certeza essa pessoa (te esperando) poderia fazer algo de produtivo, seja trabalhar, ir a outro lugar ou mesmo descansar.

Sendo assim, se sua agenda fica toda atrasada (mesmo que seja por causa dos primeiros clientes do dia), tente se reorganizar para que esses atrasos não se acumulem e seus clientes pontuais não sejam prejudicados.

4- Garanta a experiência completa ao seu cliente

A preocupação de qualquer prestador de serviço é ser especialista no que faz e entregar o melhor possível. Porém, com a competição crescente, é preciso mostrar outros diferenciais, principalmente no suporte aos clientes.

Lembre-se que o que importa para o cliente é a experiência completa: desde o agendamento/1º contato, passando pelo serviço em si e finalizando no pagamento e pós-atendimento.

Aqui vão dois exemplos específicos que, se mal cuidados, podem estragar a experiência dele:

A) Estacionamento

Se você recebe os clientes, já pensou em como eles estacionam seus carros? Caso você não tenha um espaço próprio ou espaço na própria rua, fazer um convênio com um estacionamento próximo pode fazer toda a diferença.

B) Forma de pagamento

Os altos índices de violência no Brasil nas últimas décadas, somados aos avanços de outros métodos de pagamentos, fizeram com que pessoas passassem a andar com pouco ou praticamente nenhum dinheiro vivo.

Cheques, por outro lado, são cada vez mais incomuns e é uma das soluções menos seguras para você, que precisa receber o dinheiro (já que nada garante que o cheque terá fundos).

A solução nessa história são os cartões: muito mais seguros e bastante utilizados, inclusive oferecendo facilidades como parcelamento ou possibilidade de pagamento em crédito à vista, débito e voucher..

Porém, o que você respondia até hoje era “e como eu vou andar por aí com uma máquina de passar cartão na bolsa?”. Pois é, mas agora existe um novo mundo para trabalhar aceitando cartões por meio de celulares e tablets.

Por exemplo, o Cielo Mobile, A Rede Mobile, O Pagseguro, o SumUP e muitos outro no mercado que trabalham com  um aplicativo que transforma o celular ou tablet numa máquina de cartão, é muito simples de usar e extremamente seguro, facilitando a vida de quem precisa receber através de cartões.

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