Para fazer uma pesquisa por uma frase, coloque-a entre aspas. É uma dica relevante para quem precisa pesquisar por muitos termos, pois elimina resultados pouco significativos.
Da mesma forma, copiando e colando no Google entre aspas trechos dos seus conteúdos, você pode descobrir se algum site o está republicando sem permissão.
Para excluir uma palavra dos resultados, utilize o sinal de menos (-) na frente do termo pelo qual não deseja pesquisar. É uma opção útil quando sua pesquisa tem dois significados diferentes.
Por exemplo, se você procura por Lead no sentido de potencial cliente do Marketing Digital, pode excluir as buscas por Lead na acepção jornalística, que é o primeiro parágrafo da notícia. Isso ajuda você a economizar tempo, pois elimina os resultados que não interessam.
Não tem certeza de quais palavras você precisa digitar na pesquisa? No lugar dos termos que não conhece, coloque um asterisco (*) e o Google o substituirá por qualquer palavra.
Esse é um atalho importante para encontrar artigos que têm um título específico, com um numeral, por exemplo, mas que você não lembra quais são. Assim, se você procura por uma lista com dicas de SEO, pode escrever “* dicas de SEO”.
É possível restringir os resultados da sua pesquisa a formatos específicos, o que torna mais fácil encontrar documentos de texto do Word, planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint, arquivos em PDF e qualquer outra extensão existente.
Para refinar a pesquisa por um formato específico, digite “filetype:” ou “ext:” antes ou depois do termo pelo qual deseja buscar, sem espaços. Esse tipo de pesquisa é especialmente útil para encontrar modelos de planilhas e de apresentações, por exemplo.
No entanto, lembre-se de que, se você faz Marketing Digital e deseja gerar Leads com seus materiais, é importante que eles não apareçam no Google. O que deve aparecer é a Landing Page com o material e não o material em si.
Alguns sites possuem buscas ineficientes e, às vezes, procurar pelo Google pode ser mais cômodo. Para pesquisar dentro de um site específico, basta digitar o termo desejado seguido de “site:” e do endereço.
Se você deseja fazer uma busca por posts e materiais sobre o Instagram no blog da Resultados Digitais, por exemplo, escreva: instagram site: indexinteractive.com.br na caixa de busca. Também dá para pesquisar por um subdiretório específico, comosite:indexinteractive.com.br/blog ou subdomínio, como site:materiais.indexinteractive.com.br.
O comando também serve para checar quais páginas do seu site estão indexadas. Ao digitar somente site:indexinteractive.com.br na pesquisa, tem-se um retorno de 228 páginas.
Na mesma busca foi possível checar os títulos e descrições e ver que estão aparecendo de maneira adequada, sem cortes.
Para restringir os resultados da busca no Google a páginas que contenham uma ou várias palavras na URL, utilize os comandos inurl: ou allinurl:, respectivamente.
É uma ferramenta útil quando você procura por páginas específicas dentro de um site, por exemplo, combinando-a com o item anterior.
Quer procurar apenas por páginas que têm uma palavra-chave no título? Utilize o “intitle:” antes do termo. É uma busca proveitosa para checar a concorrência ou para buscar artigos já existentes em sites nos quais você gostaria de publicar, por exemplo, para ver se já não existe conteúdo similar.
Da mesma maneira que ocorre com a busca por URLs, utilizando o comando “allintitle:” você encontra múltiplos termos no mesmo título.
Aproveite os comandos “intext:” e “allintext:” para fazer buscas por uma palavra ou por múltiplas palavras, respectivamente, no corpo do texto. Funciona de maneira bem similar ao item anterior.
O comando “related:” mostra sites relacionados àquele que você digita na busca.
Ao colocar o próprio endereço do Google, por exemplo, os resultados mostram outros sites de pesquisa como Bing e Ask.
Há uma série de informações sobre o seu site ou o dos seus concorrentes que você pode acessar por meio do operador de busca “info:”. Ao digitar o comando seguido de um endereço, o Google mostra links para os seguintes atalhos:
Esperamos que essas pesquisas avançadas do Google ajudem você a encontrar o que procura com mais facilidade.