Sempre trabalhe com URL amigável

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Dezembro 5, 2018

Sempre trabalhe com URL amigável

A máxima “o que vale é a primeira impressão” é uma realidade no ambiente digital. Uma url amigável é bom para o Google e bom para o usuário, e o objetivo de qualquer site ou blog é ser facilmente encontrado. Um endereço organizado e “limpo” é uma das primeiras lições de um treinamento seo e condição fundamental para boas práticas de Marketing Digital.

Otimizar a experiência do usuário implica em planejamento de uma url amigável para o visitante e mecanismos de busca, com uma estrutura hierárquica fácil de ser compreendida. Url é a abreviação de Uniform Resource Locator e significa localizador padrão de recursos, utilizado. Basicamente, se trata do endereço que permite a localização de pastas, arquivos, sites, etc… Tanto na internet quanto na intranet.

Existem diversas maneiras de elaborar uma url amigável, e se você deseja saber mais sobre o assunto para alavancar o posicionamento do seu site no Google, atrair mais visitantes e gerar mais valor para sua marca, entenda melhor sobre este recurso!

Qual é a estrutura de uma url amigável?

Para entender melhor a importância de uma url fácil de ser entendida e encontrada, é preciso compreender sua estrutura hierárquica:

  • Protocolo (http, https etc.)
  • Domínio https://www.seomaster.com.br
  • Caminho https://www.seomaster.com.br/blog
  • Recurso https://www.seomaster.com.br/blog/sempre-trabalhe-com-url-amigavel

Url amigável: o que fazer e o que não fazer ao utilizar este recurso

✔️ Utilize as keywords certas

Uma página criada em um domínio deve ter um propósito claro, e é imprescindível que haja um estudo de palavras-chave relevantes para o assunto em questão, de forma descritiva, curta e personalizada. Para que seu site seja encontrado pelas pessoas certas e pelos rastreadores. Termos com variações de ortografia merecem atenção redobrada: dê preferência às melhores oportunidades para sua estratégia e de acordo com o objetivo do seu negócio. Para isso, basta utilizar uma boa ferramenta para agrupar keywords e tomar as melhores decisões!

✔️ Antecipe-se e construa uma url com estrutura sólida

Definir uma hierarquia de URL em um site tem como objetivo garantir que este endereço esteja ajustado às rápidas mudanças no ambiente digital. Dessa forma, para evitar endereços confusos, que atrapalhem a experiência do usuário e impeçam que seus produtos ou serviços sejam encontrados pelos buscadores.

Manter todos os envolvidos no projeto bem informados sobre o rumo da empresa para os próximos anos, a fim de implementar as melhores práticas e evitar urls conflitantes.

✔️ Minimize as sequências de URL dinâmicas

Existem diferentes formas de minimizar sequência de URL dinâmicas, por meio de correções para diferentes plataformas. Uma boa alternativa é utilizar URLs absolutas, que asseguram o link correto e são mais amigáveis para SEO.

✔️ Consolide mais de uma versão do seu site

Há duas versões principais de um domínio indexadas nos mecanismos de pesquisa, com ou sem www. Além disso, é possível inserir uma versão segura (https) e não segura (http). Para que o SEO não seja afetado, é preciso estabelecer um redirecionamento 301, no Google Search Console, ou por meio de uma tag canônica (várias versões de uma mesma página).

Quando mecanismos de busca detectam conteúdo duplicado, é preciso adotar uma URL canônica, os robôs empregam um algoritmo especial para identificar páginas duplicadas e escolher apenas uma URL para representar o grupo nos resultados da pesquisa, enquanto as demais páginas da web são filtradas.

✔️ Crie um Sitemap XML

Os sitemaps ou mapas do site são extremamente úteis para ranqueamento nos buscadores, e contém todas as páginas (URLs) do site listadas, auxiliando usuários e robôs a encontrarem ou navegarem no site. Um Sitemap XML é projetado principalmente para usuários humanos, por ser mais abrangente, fácil de compreender, estático e consistente.

❌ Não empregue partículas entre os termos

Partículas de adição (“e”) e alternância (“ou”) são dispensáveis na elaboração de uma url, bem como preposições (em, para, com, etc…).

❌ Não utilize acentos nem espaços

Para separar palavras, utilize traços (-) e não as acentue: a recomendação é que as urls utilizem caracteres alfanuméricos e barras, a fim de evitar incompatibilidades.

❌ Não utilize a ID da página

Evite inserir identificações numéricas na página, a salvo se for inevitável ou faça parte do seu plano estratégico para uma url amigável, organizada e limpa.

 

Cada site possui uma linguagem e estratégia próprias, e é preciso considerar caso a caso. Dúvidas? Deixe um comentário para que a gente possa ajudar você na missão de criar uma url amigável!

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